Setores

ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO 

A Rede Marcelina utiliza os Recursos Humanos, Físicos e Materiais de que dispõe com o objetivo de alcançar um resultado eficaz, visando a sustentabilidade e atuando de forma socialmente responsavel. Busca utilizar corretamente estes recursos, fundamentando suas ações através da elaboração de instrumentos e técnicas capazes de promover o bom desempenho da instituição.

 

RECURSOS HUMANOS 

A Rede Marcelina oferece aos seus colaboradores um ambiente de trabalho agradável. Utiliza o incentivo ao trabalho em equipe, construído pelo comprometimento dos colaboradores em torno dos objetivos do colégio. Busca melhorar o nível de satisfação da equipe e criar melhores condições de realização pessoal e profissional para todos.

PASTORAL

O trabalho Pastoral da Rede Santa Marcelina de Educação do Brasil, rede confessional católica, tem como objetivo maior a formação integral de seus alunos. É sua missão evangelizar a própria escola! Para concretizá-la, a escola Marcelina constitui-se em espaço educacional de formação e convivência cristã entre alunos, educadores, pais, religiosas e funcionários, promovendo o convívio com realidades sociais diferentes para que o bem possa frutificar, assim como, o amor, a paz, a honestidade e a justiça no mundo.

Além disso, a pastoral Marcelina tem como finalidades fortalecer os vínculos da família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca, possibilitar o crescimento espiritual da comunidade educativa, potencializar as atividades da escola, transformando-as em momentos fortes que levem a uma profunda experiência de Deus. Sem este encontro, o ser humano não sabe para onde vai.

 Para que todos se sintam acolhidos em sua realidade, as ações pastorais realizadas, em comunhão com a Igreja, não perdem de vista o amor, distintivo maior daqueles que seguem Jesus Cristo.

Ações pastorais:

. Encontro Nacional de Jovens Marcelinos (EJOM)    
. Retiro para os pais
. Retiro de adolescentes
. Encontros de formação
. Missão de férias na Bahia
. Celebração da Semana Santa com as famílias

 

“Educar é abrir à escuta da Palavra, é abrir a inteligência à verdade,
é formar o pensamento segundo o Evangelho, 
é acender a esperança, é fazer amar a vida.”

Madre Maria Ângela Agostoni

TESOURARIA

Segunda à sexta

07h às 12h
14h às 17h

tesouraria.csmbtu@santamarcelina.edu.br 

SAE

O Serviço de Apoio Educacional é composto de Coordenação Pedagógica e Psicóloga Escolar, de forma permanente.

Tem por finalidade a assistência ao educando, individualmente e/ou em grupo, visando o desenvolvimento integral, preparando-o para o exercício das opções básicas da vida e da cidadania.

SOD

O Serviço de Orientação Disciplinar é formado pela Diretora Pedagógica, Coordenador Disciplinar, Mestras de Classe e Inspetores.

Tem como objetivos:

- Promover ações de cidadania integrada que levam ao aluno um desenvolvimento pleno das dimensões física, social, moral e psíquica.

- Desenvolver a liberdade com responsabilidade no convívio em uma comunidade que preza os limites de cada um e o respeito aos direitos e ao espaço do outro.

- Trabalhar pela manutenção da ordem e promoção da harmonia em prol de um ambiente favorável ao estudo.

SOP

O Serviço de Orientação Pedagógica é responsável pelo planejamento, pela coordenação, pelo acompanhamento e pela orientação do trabalho escolar, realizado nos seus diversos segmentos, visando a qualidade da relação ensino aprendizagem.

A Orientação Pedagógica se faz de forma permanente, através do contato direto com professores, coordenadores, pais e alunos. Oferece também oportunidades de reciclagem/Formação Continuada dirigidas ao corpo docente e trocas de experiências.

SOR

O Serviço de Orientação Religiosa em Botucatu, fiel aos princípios do carisma e aos objetivos da Rede Marcelina de Educação, propõe: sensibilizar o educando em seu crescimento de maneira consciente, livre, fraterna, alegre e acolhedora.

Assim, o aluno é chamado a construir seu conhecimento religioso, participando de momentos formativos realizados com metodologia de acordo com os tempos atuais.

Ciente de que o homem, imagem e semelhança do Criador, para ser realmente feliz, necessita crescer em todas as dimensões, SOR objetiva educando despertar o educando nos aspectos: humano, social, espiritual e ético.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

A Orientação Educacional  inserida na proposta da formação do Homem Total, de Monsenhor Luis Biraghi, atua em todas as áreas do Colégio, com o objetivo de integrar, apoiar, e trocar experiências com a Comunidade Marcelina, estabelecendo relações vinculares saudáveis e produtivas.

-     Aqui a arte se faz instrumento de acesso à organização psíquica de cada indivíduo e trabalho da postura que este estabelece com o outro.

-     Atua junto aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, orientando-os e ajudando-os a solucionar os problemas do dia a dia.

-     Auxilia os pais a refletir sobre as mudanças sociais e a educação dos filhos.

-     Orienta os alunos a escolher uma profissão, trabalhando esse tema desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

-     Une-se aos professores na reflexão sobre a ação pedagógica e sobre o relacionamento com os alunos.

SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social do Colégio Santa Marcelina tem seus objetivos voltados ao estudo das relações sociais, enfatizando as situações emergênciais.

 

I - Análise de Gratuidades

Com a preocupação voltada aos pais que encontram-se em situação emergencial, o Serviço Social do Colégio Santa marcelina realiza estudo socio-econômico utilizando-se de instrumentos técnicas sociais como: entrevista social, visita domiciliar e relatório social.

Todo processo tem a finalidade de oferecer ao aluno e seus familiares a segurança de contar com o apoio da Colégio em momentos especiais.

 

II - Atendimento aos Funcionários

O Serviço Social do Colégio Santa Marcelina tem a preocupação de oferecer aos funcionários atendimentos de apoio social, como: encaminhamentos, treinamentos, promoções e outras.

SECRETARIA

Segunda à sexta

07h às 12h
13h às 18h