Setores

SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - O Serviço de Coordenação é  composto por um Coordenador Pedagógico Geral sob a orientação da Diretora Pedagógica. Essa Coordenação Pedagógica Geral conta com o apoio dos coordenadores de área e da supervisão das demais Coordenadoras Pedagógicas de Segmento, que atuarão diretamente com os professores, garantindo a ação contida na proposta pedagógica. As Coordenadoras Pedagógicas têm como objetivos: cuidar, acompanhar, coordenar e dar suporte à equipe de seu segmento; acompanhar o planejamento das aulas e analisar os instrumentos avaliativos; organizar cronogramas, roteiros, tabelas e criar estratégias para que o ensino-aprendizagem aconteça; garantir que a proposta pedagógica seja efetivamente desenvolvida no processo educativo; planejar e acompanhar o processo de formação continuada dos profissionais docentes da área pedagógica.

COORDENAÇÃO DE SÉRIE

COORDENAÇÃO DE SÉRIE - É representada por uma Irmã Marcelina que é responsável pela série que lhe é confiada. É o vínculo da Comunidade Educativa. Atua com a Direção Pedagógica e demais serviços e segmentos de acordo com as diretrizes da Direção do Colégio.

SOE

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL - Em articulação com a Direção, com o Serviço de Coordenação Pedagógica, Coordenação de Série e outros serviços, o Serviço de Orientação Educacional – SOE também representado por uma Coordenadora Geral do Serviço atuará junto aos professores, às famílias e aos alunos, objetivando uma ação integrada no processo pastoral pedagógico. Essa equipe tem como objetivos envolver o aluno no processo ensino-aprendizagem, em parceria com a família, educadores e equipe pedagógica; acompanhar e estimular o processo do desenvolvimento afetivo, comportamental e conceitual do aluno, considerando suas relações interpessoais e seu contexto familiar e educativo; realizar encaminhamentos a profissionais, quando necessário, tendo em vista a formação pessoal e a melhora do aproveitamento e do desempenho conceitual do aluno.

SOD

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO DISCIPLINAR  -  O SOD com a finalidade de criar condições disciplinares orienta os alunos a assumirem seus direitos e deveres. A equipe do SOD desenvolve uma ação integrada com os Coordenadores de Série e Inspetores de alunos.

SOR

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PASTORAL - O Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral – SOR – tem a "Missão" de formar e construir a pessoa na sua totalidade pelo testemunho de vida cristã. O SOR é composto por um Coordenador Geral de Pastoral, um Coordenador de Ensino Religioso e professores de Ensino Religioso.

ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO

A Rede Marcelina utiliza os Recursos Humanos, Físicos, Materiais e Financeiros de que dispõe com o objetivo de alcançar um resultado eficaz, buscando a sustentabilidade e com uma atuação socialmente responsável.  Utiliza, corretamente, estes recursos, fundamenta suas ações através da elaboração de instrumentos e técnicas que promovam o bom desempenho da Instituição.

 

RECURSOS HUMANOS

São muitos os desafios que nos motivam e impulsionam a realizar um trabalho profissional para que se estabeleça uma interatividade entre todos os colaboradores (administração, professores, corpo técnico e diretoria), na busca de uma identidade presente, consistente e contemporânea junto ao nosso público alvo: os alunos e pais, que são a razão de todas as nossas ações.

SERVIÇO SOCIAL

A Rede Marcelina utiliza o Serviço Social com o objetivo de promover a intervenção nas diversas refrações da questão social. O Assistente Social realiza pesquisa e análise da realidade social atuando na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e da justiça social.

 

Segunda-feira, Quarta-feira e Quinta-feira

7h às 12h

[email protected]

Pastoral

Como escola católica, “Sujeito Eclesial”, lugar de evangelização e de ação pastoral conforme destaca o Concílio Vaticano II, o Colégio Santa Marcelina assume o compromisso de ser uma escola em pastoral, fomentando a vivência dos ensinamentos cristãos em todas as suas atividades. Atitudes como acolhimento e cuidado, alegria e entusiasmo em servir, convivência fraterna e cooperação, presentes no Evangelho, perpassam nossas ações e relações, a ponto de serem percebidas e vividas em todo o ambiente escolar.

A pastoral é, portanto, uma ação perene e inerente à proposta pedagógica do Colégio. O carisma Marcelino nos convida a ensinar Jesus para toda a comunidade educativa. E, como escola em pastoral, esse ensinamento acontece em momentos específicos de formação e, também, por meio do exemplo vivido e experenciado no dia a dia.

 

A Pastoral do Colégio Santa Marcelina atua em diversas frentes:

 

1. Pastoral no Projeto Político Pedagógico: o trabalho pedagógico é pautado nos valores cristãos e no carisma Marcelino.

2. Pastoral para educadores Marcelinos (assim compreendidos os colaboradores que trabalham nos diversos setores do colégio): formações periódicas e apoio diário.

3. Pastoral para as crianças e os adolescentes: catequese preparatória para a Primeira Eucaristia. Encontros que possibilitam conhecer a vida de Jesus, preparando-os para a celebração do sacramento Eucarístico.

4. Pastoral para os jovens: Amar – alunos Marcelinos. Estudo e aprofundamento dos ensinamentos de Jesus por meio do Evangelho, oportunizando a vivência dos valores trabalhados através de ações solidárias e fraternas.

5. Pastoral para a comunidade Marcelina: encontros para oração e reflexão da Palavra de Deus. As missas acontecem diariamente na capela do Colégio.

6. Pastoral em ação: promoção de ações humanas e solidárias que geram uma reflexão na comunidade educacional sobre o compromisso com os mais necessitados, além de ações efetivas no auxílio a esse grupo, por vezes excluídos da sociedade.

 

A partir de estratégias diferenciadas, buscamos cultivar a identidade ministerial dos educadores e sua plena integração com a escola em pastoral, favorecer a formação integral dos educandos, para que sejam agentes de transformação da sociedade, e oportunizar, para toda a comunidade educativa, a vivência das atitudes cristãs.