Setores

SOD

O SOD funciona sob a supervisão de uma Religiosa e conta com um coordenador da equipe de inspetores, além de aconselhamento de psicólogo escolar, que integra a equipe do SOE.

Constituem objetivos do SOD  

Contribuir com a educação dos alunos, ajudando-os a perceber seus comportamentos inadequados, visando a sua integração equilibrada como pessoa bem relacionada consigo e com a comunidade, com direitos e deveres bem definidos.

Assegurar o cumprimento do regulamento com vistas a proporcionar um ambiente tranquilo, seguro, harmonioso e mais justo para todos.

Assegurar o cumprimento do regulamento com vistas a proporcionar um ambiente tranquilo, seguro, harmonioso e mais justo para todos.

SOP

O Serviço de Orientação Pedagógica é responsável pelo planejamento, pela coordenação, pelo acompanhamento e pela orientação do trabalho escolar, realizado nos seus diversos segmentos, visando a qualidade da relação ensino-aprendizagem.

O Serviço de Orientação Pedagógica é composto por Pedagogos, com habilitação em Supervisão Escolar, sob orientação de um de seus membros, todos devidamente habilitados nos termos da lei e nomeados pelo Diretor Pedagógico.

A Orientação Pedagógica se faz de forma permanente, através do contato direto com professores, coordenadores, pais e alunos. Oferece também oportunidades de reciclagem/Formação Continuada dirigidas ao corpo docente e trocas de experiências. Trabalha de forma integrada com o SOE, o SOR, o SOD e demais setores da escola.

SOE

O Serviço de Orientação Educacional é composto de Orientadores Educacionais e Psicólogo Escolar, de forma permanente, sob coordenação de um Orientador Educacional, todos devidamente habilitados nos termos da lei e contratados pelo Diretor Pedagógico.

Tem por finalidade a assistência ao educando, individualmente e/ou em grupo, no âmbito do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, visando ao desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, preparando-o para o exercício das opções básicas da vida e da cidadania.

A Orientação Educacional é feita através de aconselhamento vital e vocacional, contatos frequentes, troca de experiências. Trabalha de maneira integrada com o SOP, SOR, SOD, coordenadoras de série, professores e famílias.

Biblioteca

Há quinze anos, proporcionando aos alunos um espaço agradável de leitura e rico em materiais bibliográficos para a elaboração e execução de pesquisas, com um acervo aproximado de trinta e seis mil ítens, sendo uma das maiores bibliotecas escolares, sempre disponível a atender a Comunidade Marcelina.

        Seus profissionais, devidamente qualificados,        atuam de maneira didática, num ambiente acústico, iluminado, refrigerado, amplo, informatizado; portanto, cuidadosamente projetado para o máximo rendimento escolar.

        Atividades lúdicas, pedagogicamente elaboradas, são regularmente executadas visando o prazer pela leitura.

        O empréstimo do acervo é efetuado mediante a apresentação do cartão magnético, sendo, portanto imprescindível para a entrada do aluno no setor.

        Visando a preservação do acervo, é vetada a entrada de qualquer alimento.
        
        Uma biblioteca viva, dinâmica que vai além de suas paredes e contribui para a formação integral de cidadãos críticos, reflexivos e contextualizados.      

Acervo disponível para consulta e/ou empréstimo:

Livros didáticos, paradidáticos e literatura;

Livros de referência (dicionários, enciclopédias, atlas, etc.);

Diversas revistas;

Hemeroteca (coleção de recortes de jornais e revistas de grande interesse).

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Pastoral

O trabalho Pastoral da Rede Santa Marcelina de Educação do Brasil, rede confessional católica, tem como objetivo maior a formação integral de seus alunos. É sua missão evangelizar a própria escola! Para concretizá-la, a escola Marcelina constitui-se em espaço educacional de formação e convivência cristã entre alunos, educadores, pais, religiosas e funcionários, promovendo o convívio com realidades sociais diferentes para que o bem possa frutificar, assim como, o amor, a paz, a honestidade e a justiça no mundo.

Além disso, a pastoral Marcelina tem como finalidades fortalecer os vínculos da família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca, possibilitar o crescimento espiritual da comunidade educativa, potencializar as atividades da escola, transformando-as em momentos fortes que levem a uma profunda experiência de Deus. Sem este encontro, o ser humano não sabe para onde vai.

 Para que todos se sintam acolhidos em sua realidade, as ações pastorais realizadas, em comunhão com a Igreja, não perdem de vista o amor, distintivo maior daqueles que seguem Jesus Cristo.

Ações pastorais:

. Encontro Nacional de Jovens Marcelinos (EJOM)    
. Retiro para os pais
. Retiro de adolescentes/jovens para a formação de lideranças cristãs
. Encontros de formação
. Momento de partilha das famílias
. Partilha bíblica semanal
. Missão de férias na Bahia
. Celebração da Semana Santa com as famílias
. Partilha jovem na casa dos alunos
. Luau católico na praia
. Acampamento Jovem Anawim (Pobres de Deus)
. Acampamento jovem “Revolução Jesus”
. Acampamento “Manobra radical”
. PHN (Por hoje não)
. Novena de Natal nas famílias

 

“Educar é abrir à escuta da Palavra, é abrir a inteligência à verdade,
é formar o pensamento segundo o Evangelho, 
é acender a esperança, é fazer amar a vida.”

Madre Maria Ângela Agostoni

ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO 

A Rede Marcelina utiliza os Recursos Humanos, Físicos e Materiais de que dispõe com o objetivo de alcançar um resultado eficaz, visando a sustentabilidade e atuando de forma socialmente responsavel. Busca utilizar corretamente estes recursos, fundamentando suas ações através da elaboração de instrumentos e técnicas capazes de promover o bom desempenho da instituição.

 

RECURSOS HUMANOS 

A Rede Marcelina oferece aos seus colaboradores um ambiente de trabalho agradável. Utiliza o incentivo ao trabalho em equipe, construído pelo comprometimento dos colaboradores em torno dos objetivos do colégio. Busca melhorar o nível de satisfação da equipe e criar melhores condições de realização pessoal e profissional para todos.