Setores

Secretaria

Segunda à sexta | 07h15min às 18h

Telefone: (69) 3214-1556

SOD

O SOD funciona sob a supervisão de uma Religiosa e conta com um coordenador da equipe de inspetores, além de aconselhamento de psicólogo escolar, que integra a equipe do SOE.

Constituem objetivos do SOD  

Contribuir com a educação dos alunos, ajudando-os a perceber seus comportamentos inadequados, visando a sua integração equilibrada como pessoa bem relacionada consigo e com a comunidade, com direitos e deveres bem definidos.

Assegurar o cumprimento do regulamento com vistas a proporcionar um ambiente tranquilo, seguro, harmonioso e mais justo para todos.

Assegurar o cumprimento do regulamento com vistas a proporcionar um ambiente tranquilo, seguro, harmonioso e mais justo para todos.

SOP

O Serviço de Orientação Pedagógica é responsável pelo planejamento, pela coordenação, pelo acompanhamento e pela orientação do trabalho escolar, realizado nos seus diversos segmentos, visando a qualidade da relação ensino-aprendizagem.

O Serviço de Orientação Pedagógica é composto por Pedagogos, com habilitação em Supervisão Escolar, sob orientação de um de seus membros, todos devidamente habilitados nos termos da lei e nomeados pelo Diretor Pedagógico.

A Orientação Pedagógica se faz de forma permanente, através do contato direto com professores, coordenadores, pais e alunos. Oferece também oportunidades de reciclagem/Formação Continuada dirigidas ao corpo docente e trocas de experiências. Trabalha de forma integrada com o SOE, o SOR, o SOD e demais setores da escola.

SOE

O Serviço de Orientação Educacional é composto de Orientadores Educacionais e Psicólogo Escolar, de forma permanente, sob coordenação de um Orientador Educacional, todos devidamente habilitados nos termos da lei e contratados pelo Diretor Pedagógico.

Tem por finalidade a assistência ao educando, individualmente e/ou em grupo, no âmbito do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, visando ao desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, preparando-o para o exercício das opções básicas da vida e da cidadania.

A Orientação Educacional é feita através de aconselhamento vital e vocacional, contatos frequentes, troca de experiências. Trabalha de maneira integrada com o SOP, SOR, SOD, coordenadoras de série, professores e famílias.

Tesouraria

Segunda a sexta - 07h às 16h

tesouraria@marcelina.rio.com.br

Pastoral

O trabalho Pastoral da Rede Santa Marcelina de Educação do Brasil, rede confessional católica, tem como objetivo maior a formação integral de seus alunos. É sua missão evangelizar a própria escola! Para concretizá-la, a escola Marcelina constitui-se em espaço educacional de formação e convivência cristã entre alunos, educadores, pais, religiosas e funcionários, promovendo o convívio com realidades sociais diferentes para que o bem possa frutificar, assim como, o amor, a paz, a honestidade e a justiça no mundo.

Além disso, a pastoral Marcelina tem como finalidades fortalecer os vínculos da família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca, possibilitar o crescimento espiritual da comunidade educativa, potencializar as atividades da escola, transformando-as em momentos fortes que levem a uma profunda experiência de Deus. Sem este encontro, o ser humano não sabe para onde vai.

 Para que todos se sintam acolhidos em sua realidade, as ações pastorais realizadas, em comunhão com a Igreja, não perdem de vista o amor, distintivo maior daqueles que seguem Jesus Cristo.

Ações pastorais:

. Encontro Nacional de Jovens Marcelinos (EJOM)    
. Retiro para os pais
. Retiro de adolescentes/jovens para a formação de lideranças cristãs
. Encontros de formação
. Momento de partilha das famílias
. Partilha bíblica semanal
. Missão de férias na Bahia
. Celebração da Semana Santa com as famílias
. Partilha jovem na casa dos alunos
. Luau católico na praia
. Acampamento Jovem Anawim (Pobres de Deus)
. Acampamento jovem “Revolução Jesus”
. Acampamento “Manobra radical”
. PHN (Por hoje não)
. Novena de Natal nas famílias

 

“Educar é abrir à escuta da Palavra, é abrir a inteligência à verdade,
é formar o pensamento segundo o Evangelho, 
é acender a esperança, é fazer amar a vida.”

Madre Maria Ângela Agostoni

SERVIÇO SOCIAL

A Rede Marcelina utiliza o Serviço Social com o objeto de promover a intervenção nas diversas refrações da questão social. O Assistente Social realiza pesquisa e análise da realidade social atuando na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e da justiça social.

Centro de Tecnologia Educacional

Na sociedade da informação todos nós estamos reaprendendo a conhecer, a nos comunicar, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual e o coletivo.

O aparato tecnológico precisa estar cada vez mais inserido na sala de aula permitindo ao professor criar situações novas, que despertem a curiosidade do aluno. É a partir desta premissa que se propõe o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem, numa escola que privilegia a construção do conhecimento e sua partilha através da cooperação. Assim sendo, os recursos tecnológicos serão postos a serviço dos conteúdos escolares numa perspectiva atual e interdisciplinar.

Com base nesta abordagem, o Colégio Santa Marcelina dispõe do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) que agrega os serviços de Projeção Multimídia, Informática Educativa, Portal Educacional, Robótica e Processamento de dados, possibilitando integralmente uma ponte entre a informação e o conhecimento. 

Emerson Santos
Coordenador da Equipe do CTE

INFORMÁTICA EDUCATIVA

A Informática Educativa possibilita atividades que integram o conteúdo trabalhado em sala de aula e o mundo virtual dado pelos softwares e recursos web.

As aulas de informática para o 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental visam iniciar os alunos na manipulação do computador e utilização de softwares pertinentes a sua facha etária. Do 5º ano em diante, os professores regentes de turma planejam, com o auxílio do professor de informática, atividades integradas com o laboratório.

Robótica

A Robótica é um ambiente de aprendizagem onde o aluno desenvolve maquetes animadas controladas pelo computador. 
As aulas acontecem em período extra-classe e os grupos são distribuídos por faixa etária. 
Durante o desenvolvimento dos projetos são utilizados motores, lâmpadas, kits de montagem, sucatas em geral e muita criatividade.

MULTIMÍDIA

O Setor de Multimídia possui três ambientes para a produção e projeção de filmes e trabalhos, além da dinamização das aulas em lousa digital. O objetivo desse setor é possibilitar uma prática diferenciada nas atividades desenvolvidas por professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.