Comunidade
Nossa Senhora da Assunção - MG

A Comunidade Nossa Senhora da Assunção dedica-se, fundamentalmente, a organizar e apoiar as iniciativas de caráter social, educacional e religioso desenvolvidas pelo Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte. Nesse sentido, destacam-se dois projetos voltados para adolescentes e jovens: O AMAR e o EJOM. O primeiro é voltado para alunos do Colégio, com encontros semanais, em que são realizados momentos de reflexão e de prática solidária em creches e casas de idosos. O segundo congrega os vários Colégios da Rede Marcelina no Brasil, assumindo um trabalho missionário em regiões carentes, de forma que seja possível, aos participantes, o contato com diferentes realidades.

Além disso, são diversas as atividades e iniciativas organizadas e oferecidas regularmente pelas Irmãs do Instituto, como a Festa Junina do Colégio, evento beneficente que oferece aos alunos a oportunidade do estudo de nossas raízes, com a confecção de trabalhos artísticos; o projeto Natal de Jesus, que prepara o aluno para viver a festa em família e praticar um gesto de solidariedade, doando brinquedos e doces; o projeto De Mãos Dadas, realizado pela Educação Infantil no encerramento do estudo sobre a linha do tempo, - que propõe uma confraternização com as avós em um café da manhã e arrecada fraldas que são doadas para casas de idosos e o Projeto Esportivo-Cultural Solidário, realizado na Semana dos Jogos Estudantis, que incentiva a solidariedade por meio de uma gincana de arrecadação de alimentos.

O Instituto também realiza anualmente o projeto de Primeira Eucaristia, que prepara alunos e pais para esse Sacramento. Da mesma forma, as Irmãs também organizam a Missa da Família - momento que envolve toda a comunidade educativa.

Há, também, a peregrinação à Aparecida do Norte, realizada uma vez por ano, envolvendo não apenas a Comunidade Educativa como também ex-alunos e a comunidade dos bairros no entorno do Instituto. As Irmãs também organizam a Coroação de Nossa Senhora, realizada pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I que, embora seja um momento Marial, propicia a oportunidade para uma reflexão sobre a família e a valorização das Mães.