Comunidade
Beato Luigi Biraghi - RO

A Comunidade Beato Luigi Biraghi tem um importante papel social na região onde está localizada, em Porto Velho, Rondônia. A história começou em 1976 quando várias famílias que viviam na cidade, às margens do Rio Madeira, foram desalojadas em razão de uma grande enchente. Elas foram transferidas para uma localidade desabitada, que passou a ser chamada de Meu Pedacinho de Chão, atualmente conhecida como bairro Embratel.

As Irmãs Marcelinas chegaram ali com o intuito de oferecer conforto espiritual e assistencial àquelas pessoas. Rapidamente, as religiosas perceberam que era preciso dar início a um projeto de educação formal, pois a grande maioria das pessoas era analfabeta.

Ao longo das décadas, foram abertas três escolas na região, todas elas administradas por comunidades das Irmãs Marcelinas. A Monsenhor Luigi Biraghi dedica-se a Escola Santa Marcelina - Embratel, construída no bairro inicialmente para ser uma creche, mas que se transformou em escola a partir do ano 2000, quando passou a oferecer do Maternal ao Ensino Fundamental I. Atualmente a instituição é bastante concorrida por sua qualidade de ensino e infraestrutura, nela são atendidas mais de 2.000 crianças todos os anos, inclusive em período integral.

Além da dedicação ao carisma educativo, as Irmãs da Comunidade Beato Luigi Biraghi desenvolvem atividades de cunho social e religioso, em conjunto com a paróquia São Luiz Gonzaga, e cedem seu espaço para reuniões e celebrações para outras Paróquias da Arquidiocese e movimentos da Cúria.