Comunidade
São Sátiro - TO

A Comunidade São Sátiro congrega o Colégio Santa Marcelina de Palmas (TO). Sua história começou em 1997 e traz uma importante lição sobre dedicação ao próximo. A chegada das Irmãs à cidade, tinha como missão expandir o carisma Marcelino levando esperança a uma localidade carente de todo tipo de recursos. Irmã Úrsula, à época, coordenadora da Comunidade, foi convidada a ser a primeira gestora da recém-inaugurada Escola Municipal Luiz Gonzaga, localizada na mesma quadra em que as religiosas residiam. A solicitação foi atendida e as Irmãs se dividiram na administração e organização da escola, que oferecia aulas do Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries).

Com o passar dos anos, a região cresceu em extensão, estrutura e condição financeira e, em 2009, como reconhecimento de tantos anos de trabalho e dedicação do Instituto à região, foi doado às Irmãs dois terrenos, que se transformaram no Colégio Santa Marcelina - Palmas e, também, a nova residência das religiosas.

Atualmente, a principal missão das Irmãs é no Colégio Santa Marcelina, em que se oferece o curso de Educação Infantil a crianças de dois a cinco anos de idade. Paralelamente, são feitas visitas a pessoas enfermas, levando conforto espiritual; além disso, integram a Equipe Arquidiocesana de missão na Penitenciária Feminina de Palmas.