Comunidade
São Carlos Borromeu - PR

As Irmãs chegaram a Piraí do Sul em setembro de 1937 e se alojaram em uma casa modesta, de madeira, à rua XV de Novembro. Logo em seguida começou a construção que seguiu o projeto de Domingos Marchetti, irmão da religiosa Sophia Marchetti, então Superiora da Congregação no Brasil. O prédio foi inaugurado no dia 23 de janeiro de 1938, com a presença do Bispo Diocesano Dom Fernando Taddei, Bispo de Jacarezinho.


Esta casa tinha por objetivo acolher as Irmãs e alunas dos outros colégios para suas férias. O povo de Piraí, porém, solicitava às Irmãs a abertura de uma escola para seus filhos, desejo que acabou se concretizando. Desde que chegaram a esta cidade elas vêm se dedicando a atividades nas áreas da educação, saúde e assistência social, e trabalhos paroquiais – sempre baseadas em valores éticos, morais e cristãos, por meio de atitudes de acolhimento e cuidado, com firmeza e suavidade.


As Irmãs Marcelinas de Piraí do Sul evangelizam crianças e adultos pela Catequese e missões populares; levam conforto para doentes em domicílio, fazem visitas aconselhadas nas famílias e realizam momentos de Campanha solidária com os alunos para o abrigo São Vicente de Paula, no município; vão ao hospital levar um pouco de paz e esperança e, como Ministras Extraordinárias da Eucaristia, levam Jesus aos impossibilitados de chegar à Igreja. Oferecem ajuda àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social e fornecem refeições a quem busca a instituição, principalmente aos andantes e mendigos que diariamente as procuram. As Irmãs Marcelinas colaboram, também, doando roupas, calçados, brinquedos, comestíveis e verduras para as instituições locais.

Ao longo dos últimos anos as Irmãs continuaram trabalhando e inovando, em diversas atividades, em todas as áreas às quais se dedicam. Atendendo ao apelo do Papa Francisco, estão saindo a
serviço da comunidade, realizando missões com leigos da paróquia; participando de campanhas, como doações de alimentos, produtos de higiene e Bíblias; realizando retiros e outros trabalhos
paroquiais. Nesse trabalho solidário e comunitário as Irmãs são muito respeitadas e valorizadas no Município de Piraí do Sul.