Comunidade
Santa Cândida - BA

A história das Irmãs Marcelinas em Terra Nova e da Comunidade Santa Cândida teve início quando a Madre Maria Paola Albertário visitou a comunidade Marcelina em São Sebastião do Passé (BA) e percebeu que essa comunidade baiana estava muito longe do centro Marcelino no Brasil – portanto, muito isolada. Surgia daí a necessidade de haver outra comunidade Marcelina mais próxima, para que pudessem se ajudar mutuamente.

A convite do Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, na época Arcebispo Metropolitano de Salvador e Primaz do Brasil, as Irmãs Marcelinas chegaram a Terra Nova em 02 de fevereiro de 1991, e
logo iniciaram os primeiros preparativos para a nova fundação. Assim, logo após a aquisição de uma casinha no Bairro do Caípe, as Irmãs começaram a desenvolver atividades manuais
com as mães locais, organizaram os jovens e começaram a trabalhar com a Catequese, muito contribuindo com a formação humana e espiritual da população.


A necessidade de maior espaço para desempenhar seus trabalhos manuais e educacionais fez com que as Irmãs, aos poucos, fossem construindo o que hoje é uma riqueza para esta cidade:
o Centro do Menor Santa Marcelina, inaugurado em 1994. Hoje atendemos 326 alunos, na faixa etária de quatro a 12 anos de idade.


Além das atividades ligadas à Administração e à Direção, de responsabilidade da Irmã Alenita Nora, temos a Irmã Jesuina Rocha como a responsável pelo Ensino Religioso da Instituição e
o acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem, colaborando, também, com a organização de toda a Instituição.