Comunidade
Santos Anjos - SP

A Comunidade Santos Anjos compõe o trabalho missionário desenvolvido pela Congregação na cidade de Botucatu, São Paulo, onde são desenvolvidas duas grandes vertentes da vocação Marcelina: a educação e a atividade religiosa.

No campo da educação, as Irmãs atuam em conjunto com o Colégio Santa Marcelina  e a Obra Madre Marina Videmari onde acompanham o desenvolvimento das crianças e adolescentes, apoiam os professores e prestam atendimento às famílias: elas são o ponto de referência entre professores, escola e família enriquecendo a relação entre todos e promovendo os valores cristãos. Nesse sentido, orientam as decisões administrativas e buscam unir os esforços individuais dos colaboradores em benefício da coletividade.

Além disso, coordenam a Pastoral Juvenil do Colégio Santa Marcelina de Botucatu, dedicando-se a formação espiritual e à convivência fraterna entre os alunos do 6º ano ao Ensino Médio. O trabalho traduz-se na oportunidade de convivência com outras realidades, por meio de visitas periódicas à Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu (ADFIB), levando doações, organizando lanches comunitários e atividades recreativas. Há, também, momentos semanais de espiritualidade, em que os jovens realizam dinâmicas e brincadeiras e, a cada bimestre, integram-se nas atividades recreativas do Colégio.

A pedido do Senhor Arcebispo, as Irmãs atendem à Secretaria do Conselho Arquidiocesano de Missão e Pastoral e à Coordenação Arquidiocesana de Pastorais. As Irmãs ainda assessoram o Grupo de Jovens da Paróquia Sagrada Família, coordenam a Animação Vocacional, que tem por finalidade ajudar o jovem a descobrir o projeto de Deus para a sua vida, e desenvolvem o projeto Infância Missionária, visando aprofundar os valores evangélicos e despertar nas crianças o espírito missionário.

A Comunidade dos Anjos, solidificada nos princípios das origens, busca no dia a dia apropriar-se de uma espiritualidade cristocêntrica e de uma formação integral e permanente das Irmãs e de todos os seus membros, tendo o Evangelho e a Eucaristia como luz e guia que sustentam o espírito de família e a missão por Deus confiada.