Comunidade
Nossa Senhora de Lourdes - RO

A Comunidade Nossa Senhora de Lourdes está localizada próxima de Porto Velho e atua em parceria com o Hospital Santa Marcelina de Rondônia - referência regional e estadual na realização de cirurgias preventivas e reparadoras nos portadores de hanseníase. As Irmãs dedicam-se fundamentalmente às áreas da Saúde e Educação. No campo hospitalar, promovem assistência aos hansenianos e ao atendimento à saúde em diversas especialidades, bem como a viabilização de próteses.

Também dirigem duas escolas e fazem a diferença na educação e na formação das crianças e adolescentes, que somam, somente nesta região, cerca de três mil alunos. Os resultados aparecem quando os alunos se destacam nas avaliações nacionais do ensino, nas competições científicas, esportivas e na orientação espiritual.

A Catequese na Paróquia também tem seu lugar entre as atividades das Irmãs Marcelinas, bem como as Missas celebradas três vezes por semana, no hospital, quando Irmãs, pacientes internados e seus acompanhantes partilham fraternamente o banquete Eucarístico. São realizadas, também, visitas sanitárias às famílias que possuem portadores de hanseníase, buscando oferecer a eles um tratamento precoce.