Comunidade
Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus - MG

A Comunidade Nossa Senhora Sagrado Coração de Jesus é um prolongamento do trabalho já realizado há quase noventa anos na cidade de Muriaé, cuja atuação se estende a toda a região na Zona da Mata Mineira. Assim, a primeira e principal obra do Instituto é o atendimento a crianças e adolescentes na Educação Básica, no Colégio Santa Marcelina, e a jovens e adultos, na Faculdade.

Nesse sentido, com o testemunho e com a ação positiva, as Irmãs procuram tornar realidade o sábio conselho de nosso fundador, Luigi Biraghi, de “Renovar a sociedade à luz do Evangelho, tendo a ciência como meio e instrumento”. Esse trabalho se complementa com o atendimento às famílias e com o apoio e a capacitação permanente do corpo docente e dos auxiliares.

Além da dedicação à Educação Formal, o Instituto mantém outras iniciativas como a participação das Irmãs nas cerimônias litúrgicas da Comunidade Paroquial da Matriz São Paulo, assumindo a função de Ministras da Eucaristia e da Palavra e Legião de Maria; a organização e acompanhamento da Infância Missionária, Adolescência e Pastoral dos Jovens, com alunos do próprio Colégio; visita associações como o asilo Com vida, Casa Acolhedora e Casa Lar; estadia e acompanhamento de jovens aspirantes à vida religiosa; desenvolvimento de Projeto de Pastoral Vocacional e de Espiritualidade; participação em eventos Religiosos, Culturais e Científicos na Comunidade local e região, além de atendimentos às famílias e pessoas da comunidade com oração, orientação e formação espiritual e humana.

As Irmãs também organizam momentos de lazer comunitário, peregrinações e viagens culturais e religiosas, além de um projeto de Assistência Psicopedagógica a alunos do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem da Rede Pública de Muriaé.